Por Aline Horstmann Rebelo | 04/01/2023 ás 09h00 | Atualizado 19/12/2022 ás 11h06

5min de leitura

O amor do seu filho pelo trabalho também se constrói durante as férias escolares!

O amor do seu filho pelo trabalho também se constrói durante as férias escolares!

Hoje eu queria fazer uma reflexão para você que tem crianças em atividade escolar e certamente está vivendo o período de férias mais longo do ano letivo, são quase 60 dias fora das salas de aula. Esse é um período extremamente esperado pelas crianças e adolescentes, um momento de descanso, sem as obrigações de entregas diárias, aulas extras e atividades complementares. Na maioria das vezes o que eles mais desejam é descansar e viajar.

A realidade é bem diferente do que desejamos e poderíamos vivenciar em um mundo ideal - quem trabalha em regime de CLT tem 30 dias no ano para tirar as esperadas férias, e quase ninguém consegue tirar o período completo – na maioria das vezes é preciso dividi-lo em etapas. Aqueles que empreendem também não gozam de tamanha disponibilidade e ao final do dia, entre renúncias e escolhas, muitos fazem o esforço para sair uma ou duas semanas para curtir mais momentos com as crias. E o que fazer nos outros dias?

Certamente rodeados de tanta tecnologia e acesso a inúmeras atividades, crianças e adolescentes em um mundo contemporâneo acabam por vezes não se dando por satisfeitos e se perdem durante o tempo livre. Nem os mais diversos streamings de filmes por assinaturas são o suficiente para entreter tamanha necessidade de controle dos níveis de dopamina em nosso cérebro.

O momento desta pausa para os filhos, pede também desacelerar, pés nos chão, contato com grama, aprender a lidar com o ócio – e isso exige tempo e paciência de vocês pais, que estarão envolvidos no trabalho.

Não existe uma fórmula, um segredo, a verdade é que a conta não fecha... são 60 dias contra 20 ou 30 dias de férias os pais, ou as vezes, nenhum dia... Se a conta não fecha, a gente já sabe que reclamar é declara amor ao problema, então cabe a você buscar a solução mais ideal para sua família neste momento, lembrando-se sempre que o ideal é diferente do real.

Eu digo isso tudo, porque no contexto desenhado acima, os ânimos as vezes podem ficar em sintonias diferentes, e se você sente frustrado por isso, certamente o seu filho também estará, por isso um boa dose de criatividade e humor será ideal para remediar o que não tem muito remédio.

Durante esse período, cuide bem com zelo e amor pelo seu trabalho nas comunicações em casa. As vezes o fato de não conseguirmos viajar por inúmeras outras limitações, começamos a reclamar sem perceber na frente dos filhos colocando o trabalho com vilão, o “senhor culpado” de quase todos os problemas.  E aqui mora o perigo, porque eles crescem acreditando que é o trabalho que tira essa conexão de pai e filho e na vida adulta acabam com dificuldades em seguir uma atividade onde as vezes precisam seguir diretrizes ou acreditam fielmente que a única solução para ser feliz é ser o dono do negócio, na ilusão de que o dono teria férias permanentes...

É sempre bom lembrar que o trabalho não pode ser o fim, e sim o meio – e passar para os filhos que você está cumprindo um dever com amor mesmo que em período de férias, vai criar neles o orgulho de ter um ofício – as vezes até um vontade de começar a trabalhar antes. Varios estudam já comprovaram que filhos que notam o amor ao trabalho nos pais, começam a empreender antes da faculdade ou acabam optando por um ensino técnico após a escola fundamental para ingressar mais cedo ao mercado.

Voce precisa ter esse cuidado durante as férias escolares, principalmente por que um período com mais crianças em casa por um tempo maior, muda a rotina de todos – e mudando a rotina, qualquer ponto pode virar uma interrogação carregado de por ques... sem muitas respostas!

Cada família sabe o que é melhor e o que se adapta mais facilmente, então é importante que você busque de maneira harmoniosa esse equilíbrio.

Vivenciar as férias escolares como um momento de descanso merecido para os filhos e não um momento de mais um fardo para os pais que tem uma rotina pesada no trabalho será o grande diferencial da sua família.

Existem livros de colorir e de leitura rápida com custos acessíveis, brincadeira com jogos de tabuleiro e cartas, entre outros – esforce-se para que durante esse período, mesmo cansado, você consiga fazer uma ou duas noites de brincadeiras ao chegar do trabalho durante a semana, incentive os momentos sem telas, façam combinados, troquem entre vocês ideias em conjunto para um melhor funcionamento da casa. Escute o que seus filhos gostariam e coloquem vocês a contrapartida para funcionar, usem e abusem dos finais de semana, aproveitem dos parques e praças, museus, lanches e sorvetes – mesmo que na esquina da sua casa.

Sei que pode ser clichê, mas todo clichê tem sua razão... dê mais presença agora e controle-se sempre que vier uma vontade de reclamar pela ausência das suas férias. Só de você estar junto já será uma grande alegria para eles.

Ajude o seu filho a construir o amor pelo trabalho ainda na infância, demonstrando você a gratidão pelo seu ofício todos os dias e durante as férias escolares, em uma outra via, você juntos podem inclusive estudar mais sobre sua profissão, sua atividade e responsabilidades.

Mantenha-o envolvido e demonstre a ele como você é feliz lá realizando uma atividade que transforma e impacta outras pessoas.

As férias escolares podem sim ser um bom momento em família, mesmo com os pais trabalhando em tempo integral! E por fim, eu desejo que esse momento seja magico entre vocês, mesmo em meio a um pequeno caos temporário, mas de muita diversão!

Com carinho,

Aline, @nobrium_carreira



Deixe seu comentário